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Como homens comuns ficariam em propagandas de cuecas?

Como homens comuns ficariam em propagandas de cuecas?

Não é de hoje que existe muita polêmica sobre os anúncios de moda feminina e de lingerie que mostram mulheres com corpos perfeitos, às vezes até extremamente magros, e que saem do padrão de uma mulher comum. Porém, vale lembrar que isso não se aplica somente as mulheres.

As propagandas de roupas íntimas masculinas também trazem corpos musculosos e bem torneados. Afinal, a indústria da moda e publicidade exige perfeição e quem não está dentro dos padrões, infelizmente não tem o seu lugar. É uma realidade triste, pois a maioria dos mortais não chega nem perto do que é visto nas campanhas, o que cria a eterna insegurança das pessoas com o seu físico. 

Para discutir este problema de forma bem-humorada, a fotógrafa Jenny Francis e o jornal The Sun criaram uma série de imagens que mostram como os homens comuns ficariam nos anúncios de cuecas, que são sempre estrelados por modelos saradíssimos e celebridades do esporte como David Beckham e Cristiano Ronaldo. Essas comparações lado a lado revelam como a mídia distorceu a nossa percepção de como os corpos masculinos como deve ser. Confira abaixo. 

1 – H&M

Fonte da imagem: Reprodução/Design Taxi

2 – Emporio Armani

Fonte da imagem: Reprodução/Design Taxi

3 – Calvin Klein

Fonte da imagem: Reprodução/Design Taxi4 – Dolce & Gabbana

Fonte da imagem: Reprodução/Design Taxi


BILAU – A iniciativa foi ótima diante da massificação do endeusamento ao culto corporal. As campanhas publicitárias, sejam para os homens ou mulheres, não condizem com a realidade mundial: obesidade. Outro fundamental aspecto é que sabiamente os profissionais de marketing conhecem o poder subliminar das mensagens no inconsciente coletivo.

O desejo de jovialidade é algo milenar para o ser humano. O corpo perfeito já era cultuado entre os gregos

Na panaceia do endeusamento do corpo humano pessoas se submetem a tratamentos diversos que podem deixar sequelas, ou até matar. O culto ao corpo leva pessoas a injetarem anabolizantes hormonais, silicone industrial, a se submeterem à lipoaspiração, tratamentos duvidosos. O mercado de endeusamento rende bilhões à custa da neurose coletiva alimentada pelas campanhas publicitárias.

imageTer morfologia diferente da que é exposta pela mídia é deturpação à dignidade da pessoa humana. A novela Amor à vida, da Rede Globo de televisão, nos traz à reflexão dos fatos atuais sobre discriminação. A personagem Perséfone Fortino é vítima da padronização morfológica imposta pela mídia distanciando a personalidade e o caráter, que são primordiais ao convívio civilizado.

Assim, a personagem sofre com as discriminações constantes, que como ela mesma diz “desde a infância”.

 

Como poderemos ter uma sociedade igualitária, sem discriminações, com respeito, se há massificação diária da mídia com o culto ao corpo? Se vermos os programas midiáticos veremos que há privilégio do corpo sobre civilidade. Pessoas ficam confinadas tendo que dividir suas intimidades aos milhões de espectadores. As intrigas mesquinhas, a irracionalidade, a barbárie são colocadas à tona diante do público ávido por brigas, endeusamento do corpo.

Nisso, a mídia arrecada muito, mas muito dinheiro inflamando o troglodita ancestral que todo ser humano possui dentro de si, que se mostra ao público quando há coexistência com o meio. A ética midiática, assim como a responsabilidade social, diante do artigo 3°, da CF/1988, não passam  discussões acadêmicas calorosas. Na vida real junto de empresários famintos por lucro, o que imposta é ganhar muito, mesmo que se coloque o ser humano na condição de troglodita.

image A personagem Leila Melo Rodriguez pode não ser o ideal de mulher tanto para o convívio social quando para se casar, mas é uma mulher que chama atenção pela sua beleza quando comparada com a da Perséfone Fortino – para os que cultuam somente o corpo padronizado.

Mas cada vez mais se dá atenção primordial do corpo sobre a personalidade humana. A normose é condição degradante que aflige não só os brasileiros, mas demais seres humanos.

 

A felicidade para um relação duradoura é condição da normose atual. Homem (super) e mulher (maravilha) devem ter um padrão morfológico, que é constantemente explorado pela mídia. A felicidade está na aparência dos relacionamentos entre os enamorados e a sociedade. A perfeição é cobrada, a do corpo, sob a personalidade humana. Essa, por sua vez, não é tão explorada pela mídia, pois não há cirurgia plástica, lipoaspiração, anabolizantes que possam mudar uma pessoa de uma hora para outra. Sempre é mais fácil excitar o que já se tem no íntimo das pessoas – o desejo eterno de ter um corpo jovial -, do que se dar o trabalho de mudar, pois precisa de coragem pessoal.

oniijolietumblrEnfim, quando a ilusão acabar, quando a normose do corpo perfeito decair em solo restará a certeza de que os problemas humanos não estão na realidade, mas nas ilusões criadas em nome do dinheiro (poder), da inteligência suprema (infalível), da beleza de Afrodite, do eterno momento.

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